Aos visitantes



Apresentação

A idéia central da criação do portal é construir um espaço virtual dedicado às questões espirituais, à evolução integral do ser humano e ao conhecimento, sem qualquer vinculação à ideologia, credo ou instituição, uma espécie de Terra Prometida do livre pensador.

Propõe-se também este espaço a ser um ponto de encontro suave de descanso e reflexão na correria do dia a dia. Em sua idealização, ele deveria ainda conter uma gama de assuntos que pudesse atender às necessidades intelectuais e espirituais de diversas matizes de buscadores, trazendo material ou referências dos principais mestres e pensadores, desde antigas tradições, como o Hermetismo, o Zoroastrimo, o Confucionismo, o Budismo, o Xamanismo; passando pelos ensinamentos de Jesus, o Cristo; correntes de pensamentos, como o Gnoticismo; doutores da Igreja, como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino; místicos, como São João da Cruz, Jacob Boheme, Mestre Eckhart, e Paracelso; filósofos clássicos e modernos; doutrinas, como o espiritismo; até chegar a pensadores clássicos, como Plotino, Voltaire, Vitor Hugo e Spinoza; e contemporâneos, como James Allen, Pietro Ubaldi, Farias Brito, André Comte-Sponville e Huberto Rohden, sem esquecer, é claro, o poder das mensagens de poetas como Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Fernando Pessoa, Rubem Alves e tantos outros.  

Há muito acalentava este projeto, mas ainda não havia me ocorrido o momento certo, até que, certa noite, cansado das atividades mundanas, resolvi procurar na internet algum site que contivesse o que acima enumerei. A busca restou infrutífera. Desta forma, resolvi que criaria algo do gênero. Assim, nasceu o Portal da Busca Espiritual.

A primeira mensagem postada é oriunda do Evangelho de São João (8:32): “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” e propositadamente deu início ao portal, pois é a pedra angular de toda a sua estrutura. É a Verdade, pois, o cerne da busca, e mesmo que não nos seja permitido nesta existência retirar o véu de Isis, pelo menos, possa o portal ajudar a responder perguntas derivativas, tais como: “Quem somos nós?”, “O que fazemos aqui?” e “Para onde vamos?”

Os fundamentos do portal são a liberdade intelectual, a tolerância e a paz. Seus princípios sustentadores são o AGRADECIMENTO à Divindade, o que os místicos chamariam de componente vertical da espiritualidade, a GENTILEZA, o componente horizontal e a PARCERIA.

Certamente, o portal teve e tem um grande número de colaboradores. Apesar de sempre se correr o risco de ser injusto e olvidar alguém ao se fazer uma referência elogiosa, não gostaria de deixar passar a oportunidade de fazer uma justa homenagem a Eliseu Machado, Lindolfo Weber, Cláudio Guterres e Luciano Sampaio. Agradeço pelo aprendizado, amizade e carinho.

Espero que o portal possa ser útil de alguma forma a cada visitante, facilitando a sua busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário